terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Planeta Off Road - Tá tremendo tudo!

Quadros convulsivos não são tão comuns, e por isso pouca gente sabe lidar com eles. Se um de seus colegas de trilha sair tremendo muito de um jipe lembre-se pode não sei só a “tremedeira de Toyota”!!

Ta tremendo tudo!

Convulsões são caracterizadas por contrações musculares involuntárias de parte ou de todo o corpo, decorrente do funcionamento anormal do cérebro. Elas tem duração aproximada de 3 a 5 minutos. E são divididas em três fases.

- Fase Tônica: Manifesta-se pela contratura generalizada da musculatura (rigidez do corpo e dentes cerrados).
- Fase Clônica: Manifesta-se por abalos musculares, salivação excessiva, perda ou não do controle da bexiga os esfíncteres.
- Fase Pós-convulsão: Caracterizada por sonolência, cansaço e confusão mental.
Não é comum alguém convulsionar “do nada”, então é importante ter observado (quando possível) se a vitima tinha algum sintoma como mal estar, febre, se passou por frio ou calor excessivo, se sofreu algum trauma físico ou se pode ter se intoxicado com alguma coisa.

Como identificar?
Ocorre a perda da consciência e queda ao solo. Iniciam-se contrações musculares (que podem ser violentas), podendo ocorrer ainda palidez intensa e lábios azulados, além de eliminação de fezes e urina. Os dentes ficam travados e salivação abundante ('baba').

Como prevenir?
Normalmente a vitima de convulsão sabe de seu estado, mas não informa os colegas a respeito, por medo, vergonha ou preconceito. É importante que os amigos saibam de históricos de convulsão e que saibam o que fazer em caso de uma crise. O controle normalmente é feito com anticonvulsivantes que devem ser tomados conforme recomendação medica.
Não é incomum grande stress físico provocar convulsão mesmo nos que controlam com medicações, então, se esse é o seu caso, converse com seu medico a respeito da dosagem e da metabolização do medicamento em situações de grande esforço físico, antes de se aventurar em uma trilha.
Nunca deixe de tomar o medicamento sem o conhecimento de seu medico (conheço vários casos de pacientes que “relaxam” com o medicamento por que passam muito tempo sem uma crise).

O que fazer em caso de uma convulsão?
A crise dura cerca de 3 minutos, durante esse tempo, é comum a vitima se machucar com os abalos. Por isso é importante afastar a vítima de lugares perigosos (fogo, piscina, objetos cortantes). Assim como tentar retirar objetos pessoais como óculos, colares etc.
Não é preciso tem medo de uma pessoa em convulsão, basta proteger a cabeça, deixando-a agitar-se à vontade, e manter a vítima de barriga para cima (decúbito dorsal) e a cabeça lateralizada, para evitar engasgos. Afrouxar as roupas, se necessário pode ajudar na respiração, que deve ser observada durante e após a crise.
A vitima, depois da crise fica exausta, então é comum ela responder a perguntas mas não conseguir se movimentar. Mesmo assim, não devemos negligenciar uma crise,  sendo sempre necessário encaminhar ao serviço médico, após a crise.

O que NUNCA fazer!
Não jogar água ou oferecer algo para cheirar durante a crise;  nunca deixar de socorrer a vítima, uma vez que esse problema não é contagioso; jamais tentar segurar a língua ou colocar a mão na boca de uma vitima de convulsão (a não ser que vc queira perder seus dedos); nao deixe a vitima sozinha e nunca negligenciar a convulsão.

Evitar acidentes é dever de todos, mas como nem sempre é possível, caso aconteça com você ou seus amigos, é sempre bom estar preparado e saber o que fazer.
Lembre-se sempre: Segurança em primeiro lugar !!


Dr. Felipe Marx (Ft./Sc.) – Safety Management
Coordenador da Equipe de Segurança PSOR / FDA / UNRoC



2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, Felipe!
    Tenho uma dúvida: já ouvi muito falar que devemos puxar a língua que fica "enrolada", mas você diz que não se deve colocar a mão na boca de quem está tendo uma convulsão. O que fazer então?
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A não ser que vc queira um desconto especial na manicure, nunca, jamais, em nenhuma hipótese ou circunstancia, se deve colocar a mão na boca de alguem em convulsão .. ;o)
      As contrações involuntárias tambem acontecem na boca, e uma mordida "decepatória" pode acontecer com muita facilidade.
      Esse papo de "enrrolar a lingua" é lenda, nao é preciso se preocupar com isso.

      Excluir